As plataformas petrolíferas são infra-estruturas concebidas para a extracção de petróleo, e que se encontram, geralmente, localizadas no mar.
Com a importância do petróleo nos dias de hoje, nomeadamente a nível económico, o número de plataformas petrolíferas em actividade tem crescido.
Com este crescimento, cresceu também a procura de emprego nestes locais. Mas, quais são os trabalhos disponíveis nas plataformas petrolíferas e o porquê de atraírem tantos trabalhadores?
Numa plataforma petrolífera encontram-se inúmeros tipos de trabalho, indo do engenheiro ao operário de nível mais baixo.
O principal facto que atrai todo o tipo de trabalhadores é o valor do salário. Os salários pagos por trabalhos em plataformas petrolíferas são elevados, muito acima da média dos trabalhos comuns. Por outro lado, na maioria das plataformas existentes trabalha-se apenas em determinados períodos de tempo e descansa-se noutros. Por exemplo, trabalha-se durante duas semanas e descansa-se outras duas.
No entanto, existem também desvantagens, que vão desde o risco que o trabalho poderá representar até à possibilidade de trabalhar em turnos de 24h.
Com a crise mundial a afectar todos, trabalhar em plataformas petrolíferas parece ser a solução para muitos cidadãos de todo o mundo.